sexta-feira, 8 de novembro de 2013

França para os franceses



Viva os sabores e os odores franceses, viva!

Os sabores não se resumem somente no "sabor" de estar em Paris e os odores não se resumem no cheiro do metrô (principalmente  no inverno). hahaha

Passei 4 meses morando em Paris, França, então, há muita dicas, sugestões por aí. Tenha calma que vou colocando tudo aos pouquinhos. E é claro que eu não posso deixar de comentar sobre uma das características mais marcante da França, sobretudo, em Paris (pois posso falar com mais propriedade): os sabores e os odores.

Os sabores e os odores franceses vão de uma simples baguette traditionnelle da boulangerie da esquina (Hum...aquele maravilhoso cheirinho de pão) aos escargot de Bourgogne (talher? pinça? pegador? Nada fácil de manusear, né?! ). 
Aqui, você encontra uma boulangerie em cada quadra, cada esquina de Paris...se não encontrar na quadra em que está provavelmente na próxima encontrará. Como são muitas, fica a critério de cada um escolher a boulangerie mais próxima de você. A minha boulangerie preferida fica na saída da estação Port d'Ivry (metrô ligne 7 sentido Marie d'Ivry- arrondissement 13) (região onde morava, com ótimos restaurantes chineses, tailandeses, vietnamitas e, sim eu morava na  região da chinatown): as baguettes, os croissants e os pains au chocolat são muito bons. 
Recomendo!
Quer comer um bom escargot? Pegue a ligne 4 estação Les Halles ou Étienne Marcel, Rua Montorgueil, 38-  4émeessa é a rua de muitos parisienses, mas você também encontra bons e bastante opções de restaurantes, cafés, boulangerie etc., em saint-michel (metro ligne 4, Saint Michel-  5éme) e  ódeon (metro ligne 10, Odéon- 6éme). 
Recomendo! 
Vale a pena também ir no restaurante Le Chartreaux: bistrô onde vão alguns parisienses.

Ah, não posso me esquecer que no meio do caminho há uma fromagerie (queijaria), há uma fromagerie no meio do caminho, sim. E os queijos são os melhores: brie, cammembert, morbir, reblochon, comté, beaufort, gruyère, emmental, mont d'or...há uma variedades, para todos os tipos e  gostos. Você encontra queijos em todos os lugares, em quase todos os estabelecimentos de Paris (brincaderinhaaa). As minhas fromagerie, assim como outros restaurantes, lojas e bares dos mais variados tipos, feiras  preferidas se encontram na Rue Mouffetard, área movimentada do Quartier Latin (metrô ligne 7,  Place Monge, Censier Dauberton, Les Gobelins- 5éme e 7éme). Esta rua é umas das ruas mais antigas de Paris.

Você pode descer em qualquer uma das estações acima e depois é só perguntar para qualquer pessoa onde fica a rua ou, claro, se tiver um mapa será melhor. 
A rua fica uma quadra de qualquer umas dessas estações. Aproveitando que está por ai, na estação Censier Dauberton tem um restaurante italiano muito bom, que vale muito a pena ir, mesmo que você pense: "Eu vim pra França para comer comida francesa e não italiana". O restaurante chama La comédia e fica em frente a estação (A água é de graça aqui: peça uma carafe d'eau (água de torneira da França é  boa - e não peça uma bouteille d'eau - essa é garrafa fechada e você pagará 5 euros). Assim, aproveitando o momento fromagerie, peça uma pizza bem gorda e enorme de quatro queijos ou uma lasanha: é a melhor lasanha do mundo pra mim. Recomendo!









Início da Rue Mouffetard






Sinta-se como os franceses e gaste menos: compre um baguette, queijo de sua preferência (com brie e mel, fica maravilhoso!) e um garrafa de vinho (os vinhos são baratinhos) e sente se onde achar mais aconchegante ou  até mesmo  coma andando, o que também é normal em Paris.  Os sabores e odores  de Paris também envolvem os aromas, perfumes dos parques e jardins (por exemplo: jardins des plantes, jardin du luxembourg, arènes de luttèce, parc monceau, bois de vincennes). Experimente!


Informações sobre os parques, horários: ParqueseJardins

Jardin de Tuileries



 Jardin des plantes




 Bois de Vincennes  (era inverno, ok?)

 Parc Buttes-Chaumont


Jardins de Museu Rodin (era inverno , mas na primavera é lindo: acabou a bateria da máquina) 



Como já dizia Claude Troigros: Que Marravilha!


Continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada, até logo.